S - Z

Sanga da Caneleira

Local de antiga mineração do ouro, no Primeiro Distrito.

Sanga da Cardoza

Passa junto ao caminho entre Lavras e Bagé.

Sanga da Matilde

Com uma passagem sobre ela, na estrada de São Domingos/Rincão dos Saraivas, localiza-se a cerca de dois quilômetros da Sede Municipal.

Sanga do Cemitério

Atravessa a zona urbana de Lavras e, por muitas vezes, foi citada em documentos históricos.

Sanga do Engenho (ou Sanga João Moreira)

Afluente do Camaquã das Lavras, no lado oeste da cidade. Há registros de referência do local como o limite urbano da cidade, em 1938.

Sanga do Mata-Fome

Com nascentes junto aos campos do Dr. Leônidas C. de Carvalho, cruza pelos fundos do Cemitério Municipal, sendo tributário do arroio Camaquã das Lavras. Havia furtos de minérios no local no período noturno, por pessoas menos favorecidas, para, assim, tentarem sua subsistência, uma vez que os proprietários dos campos proibiam o acesso ao local. 

Santo Antônio, o Novo

Situado no Segundo Distrito e em campos do Sr. Julio Jardim. Tem destaque pelo fato de ser antigo local de povoamento de indígenas (registro em1846).

São Domingos

Ao sul da sede municipal, é corredor, estância e também passo. Já foi palco de combates no passado.

São Vicente

Zona perto da sede, junto ao caminho para Bagé, próximo ao Cerro Branco.

Serra do Batovi

A Serra do Batovi e a Coxilha do Taboleiro, formam as diversas elevações de Lavras do Sul. Faz a divisa de diversas vertentes. Parte dessa cadeia de morros se estende por São Gabriel. Também forma as nascentes dos arroios do Jacques e Hilário, esculpindo cerros altos. Tem altitudes que alcançam pelo menos 300 a 400 metros (469 no limite com São Gabriel). Diversas publicações registram este local desde o século 19.

Serrinha

Local de Tropas determinado pelo prefeito Dr. João A. A. Bulcão, no Segundo Distrito.

Serrito de Ouro

Próximo à cidade, está na saída para Caçapava do Sul.

Subida do Acampamento

Localiza-se no caminho São Gabriel/Lavras do Sul, que apresenta falta de conservação (pedras soltas) e dificulta o trânsito de veículos. Também se faziam careteadas (transporte por carretas de bois).

Tabuleiro

Divide o Primeiro do Segundo Distrito (naturalmente pela RSC-473, Lavras/São Gabriel) e passa pela chamada Coxilha Grande.

Timbaúva

Localizada a 11 km do Ibaré (Segundo Distrito).

Toca do Eusébio

Gruta formada numa grande pedra, onde por muitos anos morou uma pessoa que era tida como curandeiro e que doa ervas medicinais. Localiza-se no primeiro Distrito.

Toca do Corvo

Localizada próxima a Zona Urbana e ao Arroio Camaquã das Lavras. Rochas em trilha de difícil acesso.

Três Estradas

Entroncamento de acesso para as localidades de João Câncio, Ibaré e Lavras do Sul.

Três Passos

Nascentes do Arroio Camaquazinho em campos de estância do Brigadeiro Camilo Mércio Pereira, nos limites entre Lavras do Sul, Dom Pedrito e Bagé.

Três Vendas

No trajeto para o Ibaré e Bagé, com nome inspirado em três casas comerciais vizinhas, de propriedade de José Cacildo Delabary, Alcides Munhoz e Odorico Antônio Soares.

Tuna

Localiza-se no Primeiro Distrito, junto à Meia Lua.

Universo Pecuária 

Com atividades que debatem as novas tendências da Pecuária nacional, além de seu uso sustentável, o evento, idealizado pelo Serviço de Inteligência do Agronegócio (SIA) e Sindicato Rural de Lavras do Sul, já foi realizado duas vezes (novembro de 2022 e outubro e novembro de 2024), movimentando Lavras do Sul com a presença de diversas personalidades do agronegócio e atrações rurais e culturais. Segundo a organização dos evento, o Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo recebeu mais de 15 mil pessoas nos seis dias da edição de 2024. A edição de 2025 ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro, no Parque do Sindicato Rural, com diversas atrações (confira mais dados e informações no www.blogpanoramalavrense.com.br e também no site oficial do evento www.universopecuaria.com.br e canais das redes sociais).

Várzea Grande

Localidade que se situa na confluência dos rios Jaguari e Santa Maria, no “Fundo” do Segundo Distrito.

Victor Budó

Local junto ao caminho entre Lavras e Bagé, relacionado ao Sr. Victor Budó Lopes, juntamente com sua estância visto ao lado.

Vila do Ibaré

Sede urbanizada do Segundo Distrito.

Vila dos Corvos

No Primeiro Distrito, perto do limite entre Lavras e São Gabriel.

Vista Alegre

Situa-se próximo ao Rincão da Cruzinha, Primeiro Distrito.

Volta Grande

Neste local, o Arroio Camaquã das Lavras faz uma volta de grande extensão, direcionando o seu curso de leste para o sul. Era, antigamente, um caminho curto para as carruagens até as zonas de Rincão dos Saraivas e imediações. Porém, com a implantação de novas estradas, o caminho para esses locais foi mais extenso e dispendioso, ou seja, dando uma volta mais extensa a este destino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário